Posted by : SUBTENENTE CEZAR terça-feira, 2 de dezembro de 2014


POSTED BY : SUBTENENTE CEZARQUINTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2014

Violência x Drogas. Inimigas ou aliadas?

Relato do Subtenente Cezar - Comandante do Policiamento Militar de Alto do Rodrigues/RN.


A violência que aumenta a cada dia, para especialistas está ligada diretamente ao tráfico e consumo de drogas. Segundo profissionais que atuam nas áreas de segurança e justiça, a maioria dos crimes praticados em nossa cidade tem alguma ligação com as drogas. 
Assim como a violência, o uso de drogas, principalmente o crack, tem aumentado. O assunto preocupa as autoridades. O crack é uma droga devastadora, que deixa o usuário dependente em menos de 24 horas. Na contramão desse poder da droga está a falta de assistência para os dependentes químicos.
Para alertar a população, conversei com alguns especialistas no assunto, e, obtive um relato impressionante sobre o aumento do consumo de drogas entre crianças e adolescentes. 

Nós estamos vivendo uma epidemia. Nunca tivemos um consumo de drogas tão alto. E o que chama a atenção é que pela primeira vez a gente não está tendo problema da população de rua. O que nós estamos vivendo é o problema do usuário de crack. E são usuários de todas as classes sociais, se engana quem pensa que somente os mais pobres caem na dependência do crack.

Hoje as pessoas que estão na rua não tem mais aquele perfil de miserabilidade, que vivem nas ruas por não terem onde morar, até porque os governos tem melhorado o atendimento social a essas pessoas mais carentes. Hoje a gente encontra situação de miserabilidade de pessoas que gastam, vendem e trocam tudo o que tem por drogas. E depois que não sobra mais nada, começam a praticar crimes e furtos, roubos e outros mais graves .

Os adolescentes estão entrando no mundo das drogas muito mais cedo, chegam menores aqui com 12 anos. E a característica deles é bem mais violenta. Antigamente, a gente se deparava com situações de menores que passavam e roubavam o cordão, por exemplo, mas agora a realidade é outra. Esses adolescentes estão mais ousados, carregam armas de fogo, agridem as vítimas, enfrentam os agentes. Os jovens já começam no crime assaltando e atualmente, encontramos até adolescentes chefiando bocas de fumo.

Mas eu diria que nós tivemos uma perda nessa luta contra as drogas com a despenalização do porte de drogas. Hoje o usuário recebe apenas uma advertência do juiz, um puxão de orelha. Eu posso encaminhar o jovem para tratamento, mas onde? Nós não podemos ter uma lei de primeiro mundo com estrutura de terceiro mundo. Isso é hipocrisia. Os países onde foi utilizada essa despenalização são países com ótima estrutura de tratamento, tem clínicas especializadas, muito diferente da nossa realidade.

A gente tem através de determinados setores públicos o tratamento ambulatorial, mas não há nenhum tipo de tratamento especial para o usuário de crack. A gente tem visto cada vez mais usuários de drogas pedindo ajuda à família, pedem até para prendê-los dentro de casa porque não conseguem se livrar da dependência. 

Não adianta eu dar uma bronca, solicitar ao Promotor encaminhamento do menor para casas de reabilitação, se ali na esquina ele vai se deparar com o crack de novo. A polícia tem feito um bom trabalho com as apreensões de drogas, mas é preciso usar serviço de inteligência para mapear os grandes carregamentos de drogas. E o que é muito importante, é preciso oferecer tratamento médico de qualidade para os usuários. E esse é um problema de todos, não só dos governos. É um problema das famílias, da sociedade civil como um todo. Não adianta fechar os olhos e apontar o dedo somente para um. É hora de todos agirmos! 

As famílias precisam estar alerta, precisam observar os primeiros sintomas dos filhos, as mudanças de comportamento, de rendimento na escola. Os pais tem que voltar ao passado, e não é saudosismo não! Não é porque o mundo mudou que a gente não tem que saber com quem o filho está andando, quem são as famílias, para onde vai, que tipo de ambiente freqüência, ter hora para voltar para casa. E um ponto muito importante são as drogas lícitas, como o álcool. Muitos pais reclamam que nós os convocamos para comparecer na Delegacia de Polícia, só porque os filhos foram pegos consumindo bebida alcoólica. Mas já foi provado e comprovado que os adolescentes entram no mundo das drogas pelo álcool.

"É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIÁ"!!!!

MULHER FOI PRESA QUANDO TENTAVA ENTRAR COM DROGAS PARA O COMPANHEIRO NA DELEGACIA DO ALTO DO RODRIGUES/RN






Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Horario

VISITANTES ONLINE

Total de visualizações de página

Blogger templates

Blogroll

Pages

TELEFONE UTEIS

9931-7634
Subtenente Cezar
9919-7905
Emergência PM
3523-2214
DELEGACIA DE POLICIA
Tecnologia do Blogger.

Blogger templates

Copyright © * -Black Rock Shooter- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan