Posted by : SUBTENENTE CEZAR domingo, 3 de agosto de 2014

Secretaria de Segurança implanta Sistema GPS em viaturas da PM


A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) começou a operar nesta quarta-feira, 31 de julho, o novo Sistema de Posicionamento Global (GPS, siga em inglês) das viaturas da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Através de um moderno sistema de comunicação, em torno de 90% dos automóveis da corporação passam a estar conectados, via internet, com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública - CIOSP. O GPS utiliza a mesma infraestrutura dos rádiocomunicadores, permitindo tanto a transmissão de voz, como também de dados, com a geolocalização de cada carro.

“O geomonitoramento das viaturas nos dará ganhos em dois principais aspectos: na agilidade, uma vez que tendo a localização exata dos veículos, o CIOSP consegue articular a viatura mais próxima para o atendimento de determinada ocorrência, como também na segurança dos próprios policiais, no momento em que o Centro Integrado de Operações consegue saber quais os veículos mais próximos que poderão dar apoio àquela primeira”, diz o Secretário de Segurança Pública, Eliéser Girão.

Além dos radiocomunicadores dos carros, foram adquiridos também 1.200 rádios portáteis de mão (popularmente chamados de HT’s – Hand Talks, em inglês) com sistema GPS também integrados e conectados ao CIOSP. Para esta aquisição, a SESED investiu cerca de seis milhões de reais, sendo esta a maior compra de rádios da história da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Os novos equipamentos atenderão às Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e também ao ITEP.

Operação
O novo sistema de GPS está sendo operado através do “Master Site”, um conjunto de softwares e ferramentas que estão instalados no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), da Secretaria de Segurança Pública. Ele é o gerenciador do sistema de comunicação da segurança pública do RN, permitindo o controle de gravação de voz dos rádios de todas as viaturas, assim como seu rastreamento. O “Master Site” possui ainda três repetidoras, localizadas em Natal, no bairro de Mãe Luiza, e nos municípios de São José de Mipibú e de Extremoz, o que amplia o alcance do sinal.

O passo seguinte será a implantação de 200 tablet’s adquiridos para a Copa do Mundo. Assim, será possível obter também as imagens geradas em cada um dos veículos, oferecendo mais transparência durante o atendimento às ocorrências.

*Fonte: Assessoria / Sesed

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Horario

VISITANTES ONLINE

Total de visualizações de página

Blogger templates

Blogroll

Pages

TELEFONE UTEIS

9931-7634
Subtenente Cezar
9919-7905
Emergência PM
3523-2214
DELEGACIA DE POLICIA
Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Blogger templates

Copyright © * -Black Rock Shooter- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan