Posted by : SUBTENENTE CEZAR sábado, 4 de janeiro de 2014

DELEGACIA DE DEFRAUDAÇÕES DE MOSSORÓ DEFLAGRA OPERAÇÃO “06 DE JANEIRO” PARA DESARTICULAR QUADRILHA ESPECIALIZADA EM GOLPES NO COMÉRCIO DE MOSSORÓ E REGIÃO E PRENDE OS SEUS INTEGRANTES

No dia 20 de dezembro de 2013, a Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Mossoró deu início a “Operação 06 de Janeiro”, para cumprir 03 (três) mandados de Prisão Preventiva e 02 (dois) mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo douto Magistrado titular da 4ª Vara Criminal desta Comarca. Tais mandados foram expedidos em desfavor de uma Associação Criminosa, cujo integrantes, em conluio e de maneira ardilosa, constituíram um grupo criminoso de golpistas, montado e firmado de forma permanente e com o objetivo de operacionalizar compras e/ou locações de mercadorias e produtos ofertados por comerciantes mossoroenses, utilizando-se ainda de cheques de origem ilícita, ou não devolvendo a mercadoria alugada, obtendo assim vantagem indevida, beneficiando-se com os objetos fraudulentamente adquiridos.
                                      Foram presos Gutemberg Alfredo da Silva, 40 anos, Francisco Robson Fernandes, 34 anos, e Alison de Souza Bezerra, 23 anos, os quais haviam se reunido em associação criminosa para fins de praticarem golpes no comércio de Mossoró-RN, cujas funções dos integrantes eram as seguintes: o mentor Gutemberg Alfredo era quem comandava, coordenava e dava as ordens para que o executor Francisco Robson deslocasse aos estabelecimentos comerciais e efetuasse negociações fraudulentas. Por sua vez, o indiciado Alison dava suporte logístico, carregava as mercadorias e dirigia o veículo cedido pelo mentor para que Francisco pudesse se deslocar aos comércios.
                                      Além disso, foram investigados os receptadores das mercadorias, os quais para preservar o sigilo das investigações que correrão em apartado, resolveu-se preservar por enquanto o nome deles.
                                      O modo de agir da quadrilha era quase sempre mesmo: o chefe, por ter conhecimento e experiência no ramo comercial, discriminava as mercadorias que deveriam ser adquiridas fraudulentamente, bem como fazia os orçamentos delas, e, por conseguinte, determinava ao executor e ao operário que fossem a determinados comércios desta cidade a fim de comprar e/ou locar essas mercadorias. Em seguida, os executores ou compravam com cheques fraudulentos ou locavam objetos, davam um endereço de residências, as quais eram alugadas por apenas um ou dois dias, justamente e somente para serem descarregados os objetos, visando com isso despistar os comerciantes, e posteriormente, quando as mercadorias se encontravam nesses imóveis, surgia a atuação do mentor que iria buscá-las.
 Os mandados de Buscas foram cumpridos no estabelecimento comercial do empresário Gutemberg Alfredo, na rua Seis de Janeiro, bairro Santo Antônio, e na casa de Alison de Souza Bezerra, na rua Maria Alves de Queiroz, Abolição IV. E os de prisão preventiva, no bairro Santo Antônio e Três Vinténs, em Mossoró-RN, respectivamente contra Gutemberg e Alison, e na cidade de Fernando Pedroza-RN, contra Francisco Fernandes.
 Segundo o titular da Delegacia de Defraudações de Mossoró, a operação terminou no dia 02 de janeiro de 2014, com a prisão do último integrante que estava foragido. E sobre as mercadorias adquiridas com os golpes, sua excelência informou que as investigações tramitarão em autos apartados a fim de apurar a conduta dos receptadores, os quais gostaria de preservar o nome deles nessa ocasião para evitar prejuízo as investigações.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Horario

VISITANTES ONLINE

Total de visualizações de página

Blogger templates

Blogroll

Pages

TELEFONE UTEIS

9931-7634
Subtenente Cezar
9919-7905
Emergência PM
3523-2214
DELEGACIA DE POLICIA
Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Blogger templates

Copyright © * -Black Rock Shooter- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan